O que é Abdominoplastia?
Você já ouviu falar ou sabe O que é Abdominoplastia? Essa é uma das cirurgias plásticas mais procuradas atualmente, devido aos seus benefícios estéticos e funcionais.
No conteúdo de hoje, você vai saber tudo sobre essa operação e suas indicações. Tenha uma boa leitura!
O que é Abdominoplastia?
A chamada “ABDOMINOPLASTIA” é muitas vezes confundida com a Lipoaspiração, sendo importante destacar a diferença entre elas. A lipo tem o objetivo de remover somente a gordura localizada, podendo ser feita em diferentes partes do corpo.
A abdominoplastia, por sua vez, remove a gordura localizada e o excesso de pele da região abdominal, podendo retirar também as estrias e cicatrizes do local. Com essa operação, a barriga fica mais lisa, firme e modelada.
Ambos os procedimentos, porém, não têm o objetivo de reduzir o peso corporal, não sendo técnicas utilizadas para o emagrecimento. O que a abdominoplastia faz é reduzir o volume e a flacidez da região abdominal.
Existem dois tipos de abdominoplastia:
- a completa, realizada em todo o abdômen;
- a mini abdominoplastia, que é feita somente na região inferior do umbigo.
A indicação dependerá dos objetivos e das particularidades do paciente. A abdominoplastia também pode ser efetuada junto da lipoaspiração, de acordo com as finalidades do procedimento.
Quando a abdominoplastia é indicada?
A abdominoplastia é indicada, geralmente, para pacientes que perderam muito peso em um curto período de tempo, o que gera o acúmulo de pele flácida na região abdominal. O método ainda é recomendado para mulheres que passaram por uma gravidez, contribuindo para o remodelamento do corpo depois da gestação
Para confirmar que você pode se submeter a esse procedimento, é necessário passar por uma avaliação profissional. Procure um médico que atue com ética, se atentando às suas demandas e suas particularidades.
Como é feita a abdominoplastia?
A abdominoplastia é feita com a aplicação de anestesia peridural ou geral, dependendo das necessidades do paciente. O médico faz marcações nas áreas que serão cortadas, iniciando com uma incisão entre os pelos pubianos e o umbigo.
A região ao redor do umbigo é marcada e o excesso de pele e a gordura são retirados. Para finalizar, os músculos são suturados e a pele é esticada para baixo, readequando o umbigo na sua posição correta.
Quando necessário, o cirurgião utiliza drenos para evitar o acúmulo de líquido na região. A cirurgia leva de 2 a 4 horas e é preciso cumprir com todos os cuidados do pós-operatório, como:
- fazer repouso;
- ficar na posição certa, de barriga para cima;
- manter uma boa alimentação e hidratação;
- utilizar a cinta indicada pelo médico durante o processo de recuperação.
A abdominoplastia pode ser feita por estética — contribuindo para a autoimagem do paciente — ou por razões de bem-estar, já que o excesso de pele flácida pode causar desconfortos. Seja qual for o motivo, procure sempre um especialista com experiência!
Espero que tenha gostado de descobrir o que é a abdominoplastia! Para fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta.