A Ginecomastia é uma doença caracterizada pelo crescimento da mama no homem. O quadro pode resultar de uma desregulação hormonal na puberdade e desaparecer espontaneamente ou pode se manifestar em outras faixas etárias, tendo causas distintas. A cirurgia plástica de correção do quadro também é conhecida como ginecomastia, apesar de não ser a terminologia correta. Entenda mais sobre a doença e a cirurgia acompanhando o conteúdo a seguir!

O que é Ginecomastia?

A Ginecomastia é o crescimento da mama no homem. Ela é diferente da Pseudoginecomastia, que é a situação em que as mamas sofrem um aumento, mas apenas porque o homem está com sobrepeso, assim, a protuberância mamária é só resultado de acúmulo local de tecido adiposo. 

Destacamos que a GINECOMASTIA pode ser provocada por diversos fatores, como uso de anabolizantes, distúrbios hepáticos ou hormonais, alguns tipos de terapias medicamentosas e consumo em alta intensidade de heroína, maconha, cerveja e bebida alcoólica.

Pode-se fazer a tentativa de tratamento da ginecomastia pela via medicamentosa ou com cirurgia. Normalmente, realiza-se primeiro uma abordagem terapêutica com medicamentos, para depois se recorrer à intervenção cirúrgica.

Quais os benefícios da correção de Ginecomastia com cirurgia? 

A correção cirúrgica da ginecomastia contribui com a autoestima do homem que se sente incomodado com as mamas aumentadas. É muito recorrente que pacientes nessas condições tenham baixa autoconfiança e possam ter passado por diversas discriminações e bullying. O procedimento é indicado quando proporciona ao homem um nível maior de satisfação pessoal e com o próprio corpo.

Como a correção de Ginecomastia com cirurgia é realizada?

A correção de Ginecomastia com cirurgia é realizada por meio da lipoaspiração do excesso de gordura mamária. Em casos em que há excesso de glândula, o cirurgião plástico realiza a remoção dos excedentes dessas estruturas. 

A anestesia aplicada na intervenção é local com sedação, sendo que a cirurgia dura de 1 a 2 horas. Há um período de internação de, em média, 12 horas após o procedimento.

Como é o pós-operatório da correção de Ginecomastia com cirurgia?

O pós-operatório da cirurgia plástica tem grande influência sobre a cicatrização e o resultado final, sendo fundamental que todas as recomendações médicas sejam seguidas. Quando for fazer a cirurgia, você deve programar um repouso absoluto de 3 a 7 dias. Os esforços excessivos devem ser evitados nos primeiros 15 dias.

É bom ressaltar que o paciente deve utilizar uma cinta cirúrgica por 30 dias. Além disso, é preciso fazer drenagem linfática para auxiliar na cicatrização e na redução do inchaço. O paciente poderá retomar atividades físicas após a passagem de um mês. Destacamos ainda que, no pós-operatório, o paciente deve tomar cuidado com o sol, já que a exposição solar antes do recomendado pelo cirurgião plástico pode resultar na formação de manchas.

A correção de Ginecomastia com cirurgia é um procedimento que pode oferecer mais qualidade de vida ao homem que se sente incomodado com o volume aumentado das mamas. A Dra. Vânia Kharmandayan é cirurgiã plástica e trabalha com muito empenho, ética e compromisso com os seus pacientes. Entre em contato e agende a sua consulta!