A Otoplastia é mais comumente realizada para a correção de orelhas de abano, sendo uma das poucas cirurgias plásticas que podem ser feitas na infância. Mas o procedimento também pode ser aplicado para tratar diversas outras deformidades ou sequelas de acidentes na orelha. Conheça a intervenção e veja seus benefícios!
O que é a Otoplastia?
A OTOPLASTIA é a cirurgia plástica das orelhas, que pode ser realizada para a correção de orelhas de abano, de orelhas constritas, de sequelas locais de acidentes e traumas e ausência congênita de orelhas. É considerada uma intervenção estética e reparadora.
É muito comum que a otoplastia seja realizada na infância para a correção de orelhas de abano, porque crianças com essa condição podem sofrer bullying na escola. Mas, lembramos, se a criança não deseja fazer a otoplastia ou não se incomoda com o formato da orelha, o procedimento não é indicado.
A otoplastia pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade. É favorável fazer a cirurgia na infância ou adolescência porque a cartilagem da orelha tem mais maleabilidade, o que potencializa o resultado da operação e evita que ele seja perdido.
Como a Otoplastia é realizada?
A otoplastia é realizada por meio de diversas técnicas. O mais comum é a remoção do excedente de pele e o enfraquecimento das cartilagens e pode ocorrer retirada de uma pequena parte dessas estruturas, com suturas para fixá-la em um novo formato. Em seguida, realiza-se a dobra de acordo com o formato desejado, de forma condizente com a necessidade para o qual buscou-se a cirurgia.
A cicatriz da otoplastia é pouco perceptível, pois fica no sulco entre essa estrutura e o crânio. O procedimento é realizado em uma hora, sendo que, em criança, a anestesia é geral e em adultos, utiliza-se anestesia local com sedação.
Como é o pós-operatório da Otoplastia?
Nas primeiras 48 horas, o paciente deve utilizar um curativo com faixa protetora que não deve ser removido, assim como não poderá tomar banho. Após a passagem do período, a remoção da proteção e o banho são permitidos. É indicado uso constante de tiaras, inclusive ao dormir. Os pontos são removidos em 7 a 10 dias.
O resultado definitivo da otoplastia é visível após 3 meses. Mas quando o curativo é removido, já é possível ver 70% do resultado. Com um bom cirurgião plástico e o respeito a todas as medidas do pós-operatório, o efeito da operação é definitivo. Destacamos, entretanto, que pode existir uma leve assimetria, o que é natural, as pessoas no geral não têm orelhas exatamente simétricas.
O que é importante os pais avaliarem?
Muitos pais ficam receosos de submeter o filho a uma cirurgia plástica, mas destacamos que o procedimento é muito seguro, pois os riscos presentes são pequenos se comparados aos ganhos alcançados. As possíveis complicações são reações à anestesia, infecção, hematoma e alergia, mas são extremamente raras e fazem parte de qualquer procedimento cirúrgico.
A Otoplastia é uma cirurgia segura e bastante benéfica, sendo mais comumente realizada na infância. Ela proporciona mais qualidade de vida e proporciona um pós-operatório relativamente tranquilo. A Dra. Vânia Kharmandayan é cirurgiã plástica e trabalha com muita dedicação, acolhimento e empenho. Entre em contato e agende uma consulta!