Muitas pessoas podem ter bolsas de gordura ou excesso de pele nas pálpebras que tornam a aparência mais cansada e envelhecida. Além disso, esses sinais podem provocar uma relativa interferência na visão. A Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras e conta com um papel estético, mas também funcional. Entenda mais sobre a intervenção acompanhando o conteúdo a seguir!l

Quais são as indicações da Blefaroplastia?

A blefaroplastia é indicada para o tratamento de flacidez, bolsas de gordura e excesso de pele nas pálpebras para pacientes que percebem problemas funcionais ou não se sentem bem com a aparência de suas pálpebras. Esses sinais podem se agravar por fatores como exposição solar sem proteção, tendência genética, e consumo excessivo de drogas. A intervenção também pode ser útil no tratamento de pálpebra inferior caída.

O essencial é que o paciente tenha necessidade da cirurgia e esteja com expectativas alinhadas aos resultados proporcionados pela cirurgia. O procedimento provoca um efeito rejuvenescedor, e contribui para uma aparência menos cansada. Há quadros que podem contraindicar a intervenção, como doença ocular grave, fumo e infecção em andamento.

A blefaroplastia não corrige rugas próximas aos olhos (pés de galinha). Caso essa seja a queixa, o recomendado é realizar aplicação de toxina botulínica. Lembrando que a blefaroplastia é recomendada apenas a partir dos 18 anos e pode ser feita em homens e mulheres.

Como a Blefaroplastia é realizada?

A BLEFAROPLASTIA realiza a remoção e redistribuição da gordura e retirada dos excedentes de pele e musculatura na região das pálpebras. A intervenção pode ser feita nas pálpebras inferiores e superiores. As cicatrizes ficam bastante disfarçadas, ocultas no sulco da pálpebra e na linha abaixo dos cílios.

 

O cirurgião pode utilizar pontos absorvíveis e fazer o uso de bandagens nesses locais, se ele julgar necessário. O objetivo da medida é proporcionar condições para uma melhor cicatrização. A anestesia aplicada é geral com sedação e o paciente permanece internado por 6 horas após a cirurgia.

Como é o pós-operatório da Blefaroplastia?

O pós-operatório envolve uma série de medidas para promover uma boa cicatrização. O paciente deve utilizar óculos escuros quando for ao sol, para evitar o risco de formação de manchas. Além disso, deve fazer compressas várias vezes ao dia pelo período de 20 minutos.

Nos primeiros dias, o paciente deve utilizar travesseiros altos para dormir. Após 3 dias, ele já pode retornar às atividades diárias. É essencial também fazer as sessões de drenagem linfática, que auxiliam na recuperação.

O  inchaço pode dificultar o fechamento dos olhos nos primeiros dias, mesmo na hora do sono. Depois, ele reduz e o paciente pode voltar a dormir de olhos fechados. É necessária a remoção dos pontos em 5 dias, a não ser que eles sejam absorvíveis. Os resultados podem ser visualizados depois de três meses.

A Blefaroplastia é um procedimento seguro e que pode proporcionar resultados bons e satisfatórios, quando há expectativas realistas quanto à cirurgia. A Dra. Vânia Kharmandayan é cirurgiã plástica e trabalha com muita dedicação, empatia e cuidado com seus pacientes. Entre em contato e agende a sua consulta!