O que é Mamoplastia?
A Mamoplastia é uma cirurgia plástica que tem diferentes versões e objetivos. Ela pode ser feita por motivos estéticos ou como parte da recuperação do câncer de mama, tendo uma grande importância para inúmeras mulheres.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse procedimento e suas modalidades. Tenha uma boa leitura!
O que é a mamoplastia?
A mamoplastia é a cirurgia plástica realizada nas mamas, podendo ter o objetivo de:
- aumentar seu tamanho, a partir de implantes de silicone;
- reduzir seu tamanho, diminuindo o volume dos seios;
- reconstruir sua estrutura, adaptando seu formato e seu tamanho, por exemplo;
- reparar assimetrias e deformidades, deixando os seios mais uniformes.
Quando a mamoplastia é indicada?
A mamoplastia pode ser uma importante aliada na recuperação ou na construção da autoestima feminina. Ela pode ser indicada apenas por razões estéticas, ajudando a paciente a conquistar as mudanças desejadas no seu corpo.
Em outras situações, a cirurgia é feita para aliviar dores nas costas e no pescoço, por exemplo. Isso acontece quando o tamanho dos seios traz problemas posturais, por serem muito “pesados”para a paciente.
Por fim, a mamoplastia é buscada por mulheres que estão se recuperando do câncer de mama. Nessas circunstâncias, especificamente, ela tem um poder ainda maior para a reconstrução da identidade feminina e a recuperação de uma autoimagem corporal positiva.
Para confirmar as indicações desse procedimento e descobrir as melhores técnicas para o seu caso, é importante contar com um especialista ético e qualificado para a operação. O cirurgião deve ter sensibilidade para entender suas dores e os impactos desse procedimento na sua autoestima, sendo acolhedor e realista para encontrar as melhores possibilidades.
Como é feita a mamoplastia?
As técnicas de mamoplastia variam de acordo com o objetivo da operação:
- nas cirurgias de aumento, é feita uma incisão abaixo das mamas para implantar a prótese, fechando o local com pontos e cola cirúrgica;
- na cirurgia de redução, são feitos cortes para remover o tecido mamário e a gordura do local, reposicionando a auréola ao fim da operação;
- na cirurgia reconstrutora, pode ser utilizado um implante de silicone ou tecidos de outras partes do corpo para refazer o formato das mamas. A técnica leva em conta as condições de saúde da mulher e a extensão da área prejudicada pelo tumor.
A mamoplastia pode ser associada à técnica de mastopexia, que consiste no levantamento dos seios. Isso é determinado de acordo com as vontades da paciente e as possibilidades da sua situação.
Esses são os principais detalhes a se conhecer sobre a “MAMOPLASTIA”. Agora você já sabe como essa prática é versátil e o quanto ela é importante para o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se quiser conversar sobre a mamoplastia, não deixe de agendar um horário com a Dra. Vânia! Aqui você pode ficar à vontade para tirar suas dúvidas e dividir quaisquer inseguranças, pois a doutora entende a importância dessa operação para a autoestima.
Leia também: