Como é feita a Cirurgia de Abdominoplastia?
Você tem interesse na Cirurgia de Abdominoplastia? É importante saber como funciona esse procedimento e quais as suas indicações para verificar se ele é a escolha certa para o seu caso.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa cirurgia, sua recuperação e seus objetivos. Esperamos que goste!
O que é a abdominoplastia?
A abdominoplastia é a cirurgia plástica que visa reduzir o excesso de pele e gordura da região abdominal. Não se trata de um procedimento para a perda de peso, mas sim para remodelar o contorno corporal e reduzir a flacidez.
A abdominoplastia deixa os músculos mais tonificados e o abdômen mais definido, sendo indicada para quem quer transformar sua silhueta ou diminuir estrias e cicatrizes no local. Nem todos têm a recomendação de fazer essa operação, no entanto, sendo importante observar algumas particularidades.
Quando a cirurgia de abdominoplastia é indicada?
Como foi comentado, a abdominoplastia não é uma cirurgia voltada para a perda de peso, mas sim para a remoção do excesso de pele e de gordura localizada no abdômen. Esse excesso pode ocorrer, por exemplo:
- devido ao envelhecimento e à perda de elasticidade natural do corpo;
- devido a uma perda significativa de peso em um curto período de tempo, como depois de uma cirurgia bariátrica;
- devido às mudanças corporais depois de uma gestação.
A operação também permite remodelar e eliminar algumas estrias e cicatrizes, sendo interessante depois de alguns procedimentos cirúrgicos.
Quais são as contraindicações da abdominoplastia?
Como qualquer procedimento cirúrgico, a abdominoplastia também tem suas contraindicações, não sendo recomendada, por exemplo:
- para pacientes com obesidade;
- para pacientes com doenças cardiovasculares;
- para pacientes com cirrose ou diabetes não controladas;
- para fumantes;
- para quem tem restrições alérgicas, anestésicas ou problemas de coagulação;
- para mulheres que ainda querem engravidar — pois a cirurgia costura os músculos abdominais.
Como é feita a cirurgia de abdominoplastia?
A abdominoplastia começa com a aplicação de anestesia geral ou peridural. O médico faz, então, um corte entre a região pubiana e o umbigo do paciente, por onde serão removidos os excessos de pele e gordura.
Quando há o excesso de pele na parte superior do abdômen, também pode ser feito um corte ao redor do umbigo para retirá-lo. O cirurgião plástico, então, sutura os cortes e o paciente é encaminhado para aguardar a recuperação da anestesia.
A cirurgia de abdominoplastia dura entre duas e quatro horas, exigindo cerca de três dias de internação para observação. A cicatrização completa ocorre dentro de 10 meses depois do procedimento.
Como é o pós-operatório da abdominoplastia?
Para manter os resultados da abdominoplastia, é preciso ter bons hábitos e respeitar as orientações médicas. Nas primeiras semanas após a cirurgia, é fundamental tomar cuidado com a postura corporal e evitar grandes esforços físicos.
A curto, média e longo prazo será preciso manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas — assim que isso for liberado no pós-operatório. Dessa forma, você evita que a gordura e o excesso de pele voltem a se acumular.
Essas são as principais informações sobre a cirurgia de abdominoplastia. Em algumas situações, essa técnica pode ser conciliada com a lipoaspiração, que ajuda a otimizar seus resultados.
É muito importante contar com um bom especialista, que seja experiente e com quem você sinta segurança, para fazer esse procedimento. Assim, você garante os melhores resultados com a “CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA”. Um bom médico faz toda a diferença para a sua qualidade de vida depois da operação!
O que você achou do conteúdo de hoje? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Para saber mais ou fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato para agendar sua consulta!
Leia também: