Quais os Tipos de Cirurgia Plástica?
Existem diferentes Tipos de Cirurgia Plástica, sendo que cada um tem a sua
finalidade. O Brasil é o lider mundial nesse tipo de procedimento, de acordo com dados levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), no ano de 2018. Dessa maneira, é importante se informar sobre o assunto e construir uma visão mais consciente e responsável sobre o tema.
No conteúdo de hoje você vai conhecer os principais tipos de cirurgia plástica e os seus objetivos. Tenha uma boa leitura!
O que é e quais são os tipos de cirurgia plástica?
A cirurgia plástica é uma especialidade da medicina, que tem como objetivo realizar processos de reconstituição anatômica e funcional. Existem dois principais “TIPOS DE CIRURGIA PLÁSTICA”:
- as cirurgias estéticas, voltadas para alterações que transformam a aparência e contribuem para a autoestima do paciente;
- as cirurgias reparadoras, que buscam recuperar a funcionalidade de uma parte do corpo, tratar traumas e melhorar a qualidade de vida — sem deixar de considerar a parte estética.
A cirurgia plástica pode ser realizada depois de uma doença ou acidente, por exemplo, ou mesmo para tratar de uma condição congênita. Ela pode ser indicada, ainda, para reduzir cicatrizes de outros procedimentos cirúrgicos, tendo uma grande importância em vários aspectos da vida e do bem-estar.
Quais são os principais exemplos de cirurgia plástica?
Existem várias modalidades desse tipo de operação. Você vai conferir, a seguir, alguns dos procedimentos mais realizados. Vamos lá?
Mamoplastia
A Mamoplastia é uma cirurgia feita para a redução ou o aumento das mamas, podendo contar com a utilização de silicone. Ela pode ser realizada somente por estética ou por questões de saúde — como os problemas de coluna causados pelo tamanho e peso dos seios.
Rinoplastia
A Rinoplastia é a cirurgia de nariz, que também pode ser indicada por razões estéticas ou funcionais. Ela pode reduzir ou aumentar o tamanho dessa estrutura, corrigir deformidades causadas por traumas ou contribuir para melhorar a respiração — quando existe algum problema relativo aos ossos ou estruturas internas do nariz.
Otoplastia
A Otoplastia é a cirurgia que pode mudar o tamanho, o formato ou o ângulo das orelhas, contribuindo também para a correção de deformidades. Além das funções estéticas, ela pode estar relacionada a dificuldades para mastigar ou respirar.
Abdominoplastia
A Abdominoplastia é a operação que retira o excesso de pele e gordura localizada da região abdominal, trazendo maior firmeza e menos flacidez para o local. Ela é recomendada para o maior conforto do paciente e também para sua autoestima, sendo indicada para pessoas que perderam muito peso em um curto período de tempo.
Lipoaspiração
Diferentemente do modelo anterior, a Lipoaspiração remove somente a gordura localizada, podendo ser feita em várias partes do corpo. O seu objetivo é transformar o contorno corporal e contribuir para a autoestima do paciente, sendo realizada, por exemplo: na coxa, nos braços, abdômen e na papada.
Mastopexia
A Mastopexia é um procedimento realizado para retirar a pele flácida excessiva da região das mamas, deixando-as mais levantadas e destacando o contorno. Ela traz grandes contribuições para a autoestima e para o conforto dos pacientes, aliviando questões como o calor e o suor na área.
Lifting Facial
O Lifting Facial é uma técnica adotada para o rejuvenescimento do rosto, contribuindo para a eliminação de flacidez, gordura e rugas, por exemplo. Ele remodela o contorno da face e deixa a pele mais lisa e uniforme.
Bichectomia
A Bichectomia é a cirurgia realizada para a redução do tamanho das bochechas, com o objetivo de deixar o rosto mais fino e alongado. Ela contribui para a harmonização facial e, também, para a redução da papada.
Blefaroplastia
A Blefaroplastia é o procedimento que remove o excesso de pele e de gordura da região das pálpebras — tanto superiores quanto inferiores. Ela retira o aspecto de “olhar caído“, traz um olhar mais “jovem” para o paciente e facilita a utilização de maquiagem. No sentido funcional, a cirurgia reduz os desconfortos ao utilizar óculos e diminui a sensação de peso nos olhos.
Quais são os cuidados mais importantes em relação à cirurgia plástica?
Agora que você conhece os principais tipos de cirurgia plástica, existem alguns cuidados que são importantes de se atentar. Confira!
Cuidados emocionais
Os diferentes tipos de cirurgia plástica são operações que trazem grandes transformações para a aparência dos pacientes, mudando aspectos da sua imagem no espelho e suas sensações corporais. Isso pode ser realmente maravilhoso, trazendo grandes contribuições para a autoestima e o bem-estar.
Por envolver questões tão íntimas e pessoais, porém, é muito importante tomar cuidado com o seu estado emocional antes de se operar. O paciente deve estar tranquilo e seguro quanto a sua decisão, sem fazer por desespero ou por pressão.
Cuidados com a escolha do profissional
Para que a cirurgia alcance os melhores resultados — e para garantir a sua segurança — é fundamental contar com um bom profissional, que trabalhe com ética e responsabilidade. Confira se o médico está registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e no Conselho Federal de Medicina, pois esses são alguns indícios da sua seriedade.
Além disso, faça uma consulta inicial para tirar todas as suas dúvidas e conhecer o perfil do profissional. Ele precisa ter um posicionamento realista e acolhedor das suas demandas, respondendo todas as suas dúvidas sem promessas exageradas.
Coitados na recuperação
Seja qual for o tipo de cirurgia plástica — ou a técnica utilizada — o médico te orientará quanto aos cuidados necessários para o pós-operatório. Eles são essenciais para o sucesso dos resultados, então não deixe de cumpri-los adequadamente.
São vários os tipos de cirurgia plástica, demonstrando a importância dessa área para a medicina e para a qualidade de vida dos pacientes. Espero que tenha gostado de saber mais sobre o assunto!
Se ficou com alguma dúvida quanto aos tipos de cirurgia plástica ou quer fazer uma avaliação das suas demandas, não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta! A Dra. Vânia está à disposição para te acolher nessa caminhada.