Quem faz abdominoplastia pode engravidar?
Sim. Um ano é tempo suficiente para a cicatrização e adaptação do abdômen à nova situação com menos gordura. Nesse tipo de cirurgia estética não há envolvimento dos órgãos reprodutores e o abdômen já está preparado.
Na abdominoplastia, o médico retira o excesso de pele do abdômen e costuma costurar os músculos retos bem no centro da barriga com pontos internos, corrigindo a diástase (afastamento dos músculos abdominais).
Porém, isso dificulta o aumento de volume durante a gestação. Esta combinação — parede abdominal firme e pele esticada — pode provocar alguns incômodos na gravidez:
🔸 Estrias: como a pele já está muito esticada, o crescimento da barriga pode levar ao rompimento das fibras de colágeno e elastina nas camadas mais profundas, podendo gerar estrias.
🔸 Sensação de barriga dolorida: não é incomum que, durante uma gestação após a abdominoplastia, a mulher tenha a sensação de barriga dolorida.
🔸 Maior percepção dos movimentos do bebê: por ter pouca gordura no abdômen, mulheres relatam que sentem a movimentação do bebê com mais intensidade.
🔸 Barriga pequena: a barriga tende a crescer menos. Porém, na maioria dos casos, isso não traz impacto sobre o crescimento do bebê.
Se você pretende ter filhos em um futuro próximo, vale a pena esperar um pouquinho para fazer abdominoplastia. Consulte a cirurgiã plástica Dra. Vânia Kharmandayan, especialista em cirurgias estéticas e reparadoras.