Em alguns casos podem ocorrer complicações após colocar uma prótese nos seios. Além disso, há pacientes que, por uma série de motivos, desejam remover o implante. A cirurgia plástica de Explante Mamário é um procedimento seguro que possibilita atender pacientes nesses contextos. Entenda mais a seguir!

O que é o Explante Mamário e quando o procedimento é indicado?

A cirurgia plástica de explante mamário é o procedimento de remoção de próteses nos seios. A intervenção pode ser necessária em alguns casos e também pode ser feita pelo desejo da paciente. Veja abaixo as principais motivações:

  • Doenças ligadas à prótese: no caso de ocorrência de anaplasia (processo cancerígeno em que as células perdem seus atributos, se tornando sem diferenciação) na cicatriz que é formada em torno do implante (cápsula). Pode ocorrer também uma Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes, sendo que o adjuvante é um corpo externo e estranho ao corpo.
  • Ruptura do implante: no caso de ruptura da prótese, podem ocorrer sintomas como dor, nódulos e mudança no tamanho, formato e consistência das mamas. É extremamente necessário remover a prótese e, se a paciente desejar, pode ser colocado outro implante no lugar.
  • Contratura capsular: é a reação do corpo de desenvolvimento de uma membrana em torno da prótese, com o objetivo de promover o isolamento do material artificial. Ocorre enrijecimento, desconforto, mudanças de formato e dor nos seios, sendo que o tratamento envolve a remoção ou apenas a substituição do implante.
  • Ganho de peso: a paciente que teve um ganho de peso normalmente passa por um aumento de volume das mamas. Assim, ela pode desejar remover a prótese, pois pode haver sobrecarga nas costas ou o volume pode se tornar desconfortável.
  • Questões pessoais: a paciente pode ter desenvolvido ao longo do tempo uma relação de maior aceitação com o próprio corpo e decidir o retorno ao estado natural, por exemplo. Ou ela pode ter outros motivos pessoais para desejar o explante.

 

Como a cirurgia de Explante Mamário é realizada?

Na cirurgia plástica de EXPLANTE MAMÁRIO, o cirurgião pode utilizar a mesma cicatriz em que foi feito o implante. O especialista remove a prótese e pode retirar também a cápsula, que é um tecido fibroso que o corpo sintetiza para isolar a prótese, por interpretá-la como um corpo estranho. A retirada do silicone pode resultar em algum grau de flacidez dos seios.

 

Como é o pós-operatório da cirurgia plástica de Explante Mamário?

O pós-operatório do explante mamário depende do procedimento realizado. A paciente pode fazer a cirurgia junto a correção de flacidez (mastopexia). Se não houver desejo de colocar uma nova prótese, pode ser realizado um aumento de volume leve com enxerto de gordura em um segundo tempo cirúrgico, caso a paciente deseje. Assim, os cuidados pós-operatórios variam de acordo com as técnicas aplicadas. As orientações médicas devem ser rigorosamente seguidas.

A cirurgia de Explante Mamário pode ser necessária em alguns casos, assim como pode ser feita por desejo da paciente. Destacamos que é essencial manter o cuidado de revisão da prótese periodicamente, para assegurar que está tudo bem. A Dra. Vânia Kharmandayan é cirurgiã plástica e trabalha com muita dedicação e empenho no acolhimento dos seus pacientes e para proporcionar um resultado satisfatório. Entre em contato e agende a sua consulta!