Muitas pessoas se incomodam com rugas e sinais de idade, e os procedimentos estéticos são aliados para proporcionar um envelhecimento mais confortável ao paciente. São tratamentos simples e com bom nível de segurança como a Toxina Botulínica, que proporcionam resultados harmônicos e naturais. Saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!
O que é Toxina Botulínica?
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, o qual é o agente que provoca o botulismo. A substância passa por uma purificação e diluições para ser aplicada em pacientes e, quando o procedimento é realizado por um profissional especializado e capacitado, apresenta poucos riscos.
Quais são as indicações da Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica é utilizada para o tratamento de rugas que se formam com a contração dos músculos, as chamadas rugas dinâmicas. Também pode ser utilizada para arquear a sobrancelha. Pessoas, com pés de galinha ou rugas na testa podem se beneficiar muito do procedimento.
Como a Toxina Botulínica age no organismo?
A toxina botulínica paralisa o músculo que dá origem à ruga, por meio do bloqueio da ação do neurotransmissor acetilcolina, somente na região em que ela foi injetada. Dessa forma, ela evita a contração muscular e, consequentemente, a formação das rugas.
Como é realizado o tratamento com Toxina Botulínica?
O tratamento com TOXINA BOTULÍNICA é realizado com a injeção da substância em pontos específicos. Os resultados não são vistos de forma imediata, demorando, em média, dois dias para surgirem. O efeito máximo é atingido em 15 dias. O resultado do procedimento dura de 4 a 6 meses.
Com a aplicação, pequenos nódulos e manchas podem surgir nas áreas em que a substância é injetada. Esses efeitos colaterais desaparecem em pouco tempo.
No dia em que o procedimento é realizado, o paciente pode retornar para suas atividades normalmente após a aplicação. Porém, ele deve tomar cuidado para não se deitar, massagear a região ou fazer atividade física nas primeiras quatro horas.
O que é Toxina Botulínica preventiva?
É o procedimento de aplicação de Toxina Botulínica quando o paciente é mais jovem (a partir dos 25 anos) e não tem linhas profundas e marcadas de expressão. Isso ajuda a retardar o processo de formação de rugas, mas é importante ter expectativas realistas quanto aos resultados, além de considerar que, quanto mais jovem é o paciente, menos perceptível é o efeito.
Quais são as contraindicações da Toxina Botulínica?
A aplicação de Toxina Botulínica é contraindicada para gestantes ou mulheres que estejam amamentando, pessoas que estejam com doenças como neuropatias, problemas imunológicos e de coagulação. Ela também não é indicada para pessoas que tenham alergias aos componentes do produto ou que estejam com processos infecciosos ou inflamatórios nos locais onde desejam fazer o tratamento.
A Toxina Botulínica é utilizada em tratamentos de rejuvenescimento facial, proporcionando bons resultados e realçando sua beleza de forma sutil. A Dra. Vânia Kharmandayan é cirurgiã plástica e realiza procedimentos estéticos com cuidado e atenção, para proporcionar um resultado harmônico e natural. Entre em contato e agende a sua consulta!